Este não é um site oficial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

segunda-feira, 28 de maio de 2012

BATATAS E AS PROFESSORAS VISITANTES

Qual será a relação que há entre as Batatas e as Professoras Visitantes? Veja o texto abaixo:

Algumas Professoras Visitantes gostam de contar para as outras tudo o que fazem em seu chamado. Acreditam que suas visitas são uma oportunidade para passear. Conversam, lancham e consideram que este é um programa que o Senhor criou para saciar a fome física das mulheres. Elas trocam o alimento espiritual pelo físico. Não compreendem que desta forma elas esmagam o crescimento do Reino de Deus. O testemunho e a paz que poderiam ser transmitidos pelas mensagens inspiradas são deixadas de lado. Um testemunho forte e consistente que poderia ser desenvolvido é substituido. Ao "esmagarem" suas responsabilidades, estas professoras visitantes são conhecidas como "BATATA AMASSADA"

Há outras Professoras Visitantes que gostam de ouvir os problemas das irmãs e espalhá-los pela Ala. A irmã visitada que confia em suas Professoras Visitantes, acredita que pode depositar-lhes confiança abrindo seu coração. Pobre irmã, não imagina no caldeirão que entrou... Suas Professoras Visitantes são conhecidas como "BATATA QUENTE"

Algumas Professoras Visitantes para demonstrar que estão dispostas a ajudar a carregar o fardo das suas irmãs, prometem-lhes estender a mão em qualquer dificuldade. Porém tal apoio não passa de promessa, pois sempre que uma precisa delas, desculpam-se por não terem tempo para ajudar, mas garantem que numa próxima vez estarão lá. Estas Professoras Visitantes enganosamente acreditam que a caridade deve ser muito bem guardada. Pobre irmã, sua Professora Visitante é uma " BATATA EM CONSERVA".

Há outras Professoras Visitantes que não entendem que o interesse e preocupação que elas tem pelas irmãs, não podem se confundir com mexericos. Na frente, elas são um pessoa, por trás, outra. Muitas vezes durante suas visitas falam o que elas pensam dos líderes ou das outras irmãs da Sociedade de Socorro,pondo lenha na fogueira, pensando que dessa forma estarão ajudando. As coitadas não percebem seus atos, despedaçam o testemunho da irmã. Estas Professoras Visitantes são conhecidas como "BATATA PALITO".

Porém há algumas PROFESSORAS VISITANTES que entendem a magnitude de seu chamado. Se esforçam para levar tempero e sabor á vida de cada irmã. Quando se encontram famintas, as Professoras Visitantes estão lá para fartar-lhes a alma. Se precisam delas, prontamente estão para servir no que for preciso. Suas mãos, ouvidos e corações estão ao alcance de suas ovelhas. São verdadeiras "atalaias na torre". Ah, quem dera eu fosse esta PROFESSORA VISITANTE, que recheia a alma de cada irmã com amor, paz e caridade.Sabem como essas Professoras Visitantes são chamadas ? " BATATA RECHEADA"

(Treinamento dado na Ala Rio Grande da Serra pela Priscila, 2a cons.)

PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS


Mas... o que me traz aqui hoje é para falar da reunião do 1º domingo do mês.
Nas minhas andanças entre as alas de minha estaca, cheguei a conclusão que muitas confundem
este
domingo (Que é de instrução,treinamento...) com as aula habituais do mês.
A|final...qual a diferença?
A diferença é simples...está baseada na didática de ensino.

1º- As aulas do 2º,3º ou 4º domingo do mês, são aulas bem discursivas sobre o tema
ensinado,
o ato de de dar INSTRUÇÃO requer que a professora ensine como faze-lo. Ou seja, basta a gente
lembrar como se aplica um treinamento e chegaremos a conclusão que Instrução é diferente...
Exemplo:
Se o tema de uma aula do manual ou EPND é sobre noite familiar,você direciona a aula com
perguntas,conta histórias, explica o tema,debate com as irmãs, colhe experiências...
A aula do 1º domingo, é mais focada na instrução e treinamento. Exemplo: Você ensina a fazer uma
noite familiar, ou ensina a otimizar uma noite familiar e pode até dar demonstrações na prática de como
fazer isso.


Não sei se estou conseguindo passar a ideia do diferencial, mas essa "diferença" faz a diferença...
digo isso por experiência própria!
O manual filhas em meu reino e o manual básico da mulher sud A e B são excelentes recursos
para estas aulas.
E a sugestão de temas para as aulas como diz no manual de administração da igreja na página 70 ...
(...)
Um membro da presidência da Sociedade de Socorro da
ala dá a aula no primeiro domingo. As líderes da Sociedade de Socorro usam essa
reunião para ensinar a doutrina do evangelho e ajudar as irmãs a se envolverem
ativamente no trabalho da Sociedade de Socorro. Os
membros da Presidência da Sociedade de Socorro buscam a orientação do Espírito
ao determinar o assunto que
vão ensinar. Os assuntos podem incluir os papéis e as
responsabilidades das mulheres no evangelho, fortalecer
o casamento e a família, o trabalho de professora visitante, serviço, trabalho
missionário, retenção de conversos, ativação, bem-estar espiritual e temporal,
trabalho do
templo e da história da família, e a história e o propósito
da Sociedade de Socorro.
(Post da Kaka, achei muito bom relembrar)

sábado, 19 de maio de 2012

AULAS DOMINICAIS

Filhas em Meu Reino

Treinamento para Líderes


Os ensinamentos, exemplos e padrões de fé do livro Filhas em Meu Reino: A História e o Trabalho da Sociedade de Socorro podem fortalecê-la como líder e podem inspirar as irmãs que você lidera, bem como suas famílias. Você e as professoras da Sociedade de Socorro podem usar as escrituras, as palavras dos profetas e outros recursos aprovados da Igreja, inclusive esse livro de história, para ensinar os princípios do evangelho durante as reuniões da Sociedade de Socorro. Para instruções específicas sobre as reuniões dominicais e outras reuniões, ver Manual 2 – Administração da Igreja, 9.4.1 e 9.4.2.

Busque o Espírito ao estudar o manual e ponderar sobre os princípios encontrados em Filhas em Meu Reino. Sua preparação espiritual irá ajudá-la a servir como instrumento nas mãos de Deus para auxiliar Suas filhas a aprender o que Ele deseja que aprendam.

Para saber o que ensinar e o que fazer com esse novo livro, a presidência da Sociedade de Socorro sugere quatro fontes de estudo e consulta muito importantes:

Usar Filhas em Meu Reino
para Ensinar e Inspirar as Irmãs

Reuniões Dominicais da Sociedade de Socorro

reuniões dominicais

O Manual 2 explica que na reunião da Sociedade de Socorro do primeiro domingo, um membro da presidência da Sociedade de Socorro da ala dá a instrução. Ela “utiliza as escrituras, os ensinamentos dos profetas modernos e materiais aprovados pela Igreja. (…) A presidente da Sociedade de Socorro pode (…) aconselhar-se com o bispo sobre os assuntos que ele gostaria que as irmãs discutissem. Os assuntos podem incluir o papel e as responsabilidades das mulheres no evangelho, o fortalecimento dos casais e das famílias, o trabalho das professoras visitantes, a prestação de serviços, o trabalho missionário, a retenção de conversos, a ativação, o bem-estar espiritual e material, o trabalho do templo e de história da família, e a história e os propósitos da Sociedade de Socorro”(Manual 2, 9.4.1). Filhas em Meu Reino é um dos recursos aprovados para as reuniões da Sociedade de Socorro.

Saiba mais


Reuniões Adicionais da Sociedade de Socorro

Durante o planejamento das reuniões adicionais, as líderes da Sociedade de Socorro dão especial atenção a tópicos que o bispo lhes pediu que abordem para ajudar a atender às necessidades locais. As líderes também dão prioridade aos seguintes tópicos: casamento e família, economia doméstica, autossuficiência e viver previdente, serviço de solidariedade, templo e história da família e compartilhar o evangelho.

reuniões

Filhas em Meu Reino é um dos recursos aprovados para ajudá-la a planejar reuniões adicionais da Sociedade de Socorro. Use esse livro ao ponderarem e discutirem juntas como ensinar os assuntos aprovados que são citados no Manual 2, 9.4.2.

Saiba mais


Outras Formas de Usar Filhas em Meu Reino

Você pode usar o índice de Filhas em Meu Reino: A História e o Trabalho da Sociedade de Socorro como um do recursos aprovados para encontrar mais exemplos relacionados aos assuntos e tópicos citados no Manual 2 para as reuniões dominicais e adicionais da Sociedade de Socorro.

sociedade de socorro

“A Sociedade de Socorro é uma auxiliar do sacerdócio. Todas as organizações auxiliares existem para ajudar os membros da Igreja a aumentar seu testemunho do Pai Celestial, de Jesus Cristo e do evangelho restaurado. Por meio do trabalho das auxiliares, os membros recebem ensinamentos, incentivo e apoio enquanto se esforçam para viver de acordo com os princípios do evangelho”(Manual 2, página 66).

Como líderes, vocês devem incentivar as irmãs a aplicar os princípios do evangelho encontrados nas escrituras, nas palavras dos profetas e em outros recursos aprovados da Igreja, inclusive o manual Filhas em Meu Reino. A influência deste livro se estende além das reuniões da Sociedade de Socorro.

Saiba mais

Enquanto discutem formas de usar Filhas em Meu Reino como um dos recursos aprovados da Igreja, tenha em mente as seguintes abordagens:

  • Ensine os capítulos conforme a necessidade, não é necessário seguir uma ordem. Por exemplo, você pode usar princípios e histórias do capítulo 7 para incentivar as irmãs a serem professoras visitantes inspiradas, compassivas e fiéis.
  • Centralize em um princípio tal como, fé ou caridade, ou em um aspecto da obra do Senhor como, o viver previdente, lar e família ou trabalho no templo. Ensine uma ou mais lições sobre um mesmo tópico, usando vários capítulos diferentes. Por exemplo, as líderes e professoras podem usar os capítulos 8 e 9 para aumentar a compreensão das irmãs sobre o poder e os princípios do sacerdócio.
  • Use uma história ou uma citação do livro como base para uma lição ou para enriquecer uma aula. Combine materiais do livro com ensinamentos tirados das últimas conferências gerais e reuniões gerais da Sociedade de Socorro.

Fonte: (http://www.lds.org/service/serving-in-the-church/relief-society/messages-from-leaders/daughters-in-my-kingdom?lang=por&country=br)